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QUAL É A CALIBRAGEM ADEQUADA PARA OS MEUS PNEUS?

A Bridgestone/Firestone recomenda usar a pressão dos pneus recomendada pelo fabricante do veículo. 

Essas informações localizadas na placa de informações sobre pneus estão normalmente localizadas no batente interno da porta do motorista.

Sugerimos que você não se desvie dessa pressão do pneu. Os requisitos de pressão podem mudar quando pneus de tamanho maior. 

QUAL É A GARANTIA DE QUILOMETRAGEM DOS MEUS PNEUS

Os pneus OE são projetados conforme as especificações do fabricante do veículo e não oferecem garantia de quilometragem. No entanto, seus pneus são garantidos para defeitos de fabricação e materiais.

O QUE SE ENTENDE POR CLASSIFICAÇÃO DE VELOCIDADE?

A classificação de velocidade de um pneu indica a categoria de velocidade (ou faixa de velocidades) na qual o pneu pode suportar uma carga sob condições de serviço especificadas. O sistema de classificação de velocidade usado hoje foi desenvolvido na Europa em resposta à necessidade de controlar o desempenho seguro dos pneus em velocidades padronizadas. Uma letra de A a Z simboliza a classificação de velocidade certificada de um pneu, variando de 5 km/h (3 mph) a mais de 300 km/h (186 mph). Este sistema de classificação, listado abaixo, descreve a velocidade máxima para a qual um pneu é certificado. Não indica a capacidade total de desempenho de um pneu.

Quando este sistema de classificação de velocidade foi originalmente desenvolvido, a categoria Unlimited V de mais de 210 km/h (130 mph) era a classificação de velocidade máxima que um pneu poderia atingir.

Como os fabricantes fabricavam mais pneus que não se enquadravam nessa categoria, era necessário regular melhor o desempenho em velocidades padronizadas para garantir a segurança. A categoria Limited V de 250 km/h (149 mph) foi então criada, e a classificação de velocidade Z foi adicionada como a classificação de velocidade máxima que um pneu poderia atingir. Os símbolos de velocidade limitada W e Y foram adicionados como categorias de velocidade mais alta.

Sempre consulte o fabricante sobre a velocidade máxima dos pneus Unlimited Z. A classificação de velocidade é identificada como parte do dimensionamento do pneu ou da descrição do serviço.

Na última tentativa de padronizar as designações de pneus, todas as classificações, exceto Unlimited ZR, incorporam o símbolo de velocidade e o índice de carga como a descrição de serviço do pneu. Por exemplo:

205/60R15 91V
205 = Largura da Seção em Milímetros
60 = Proporção
R = Construção radial
15 = Diâmetro do Aro em Polegadas
91 = Índice de Carga (Descrição do Serviço)
V = Símbolo de velocidade

Quando “ZR” aparece na designação do tamanho com a descrição do serviço, a velocidade máxima é a indicada na descrição do serviço:

EXEMPLOS
Designação do pneu Velocidade máxima
P275/40ZR17 93W 270 km/h (168 mph)
P275/40ZR17 93Y 300 km/h (186 mph)

Para pneus com capacidade de velocidade máxima acima de 240 km/h (149 mph), um “ZR” pode aparecer na designação do tamanho. Para pneus com capacidade de velocidade máxima acima de 300 km/h (186 mph), um “ZR” deve aparecer na designação do tamanho. Consulte o fabricante do pneu para saber a velocidade máxima quando não houver descrição do serviço.

SÍMBOLOS DE VELOCIDADE
Símbolo de velocidade Velocidade (km/h) Velocidade (mph)
A1 5 3
A2 10 6
A3 15 9
A4 20 12
A5 25 16
A6 30 19
A8 40 25
B 50 31
C 60 37
D 65 40
E 70 43
F 80 50
G 90 56
J 100 62
k 110 68
eu 120 75
M 130 81
N 140 87
P 150 94
Q 160 100
R 170 106
S 180 112
T 190 118
você 200 124
H 210 130
V 240 149
C 270 168
Y 300 186
O QUE SIGNIFICA UTQG?

CLASSIFICAÇÃO UNIFORME DA QUALIDADE DO PNEU

O objetivo do UTQG é fornecer dados simples e comparativos para seu uso na tomada de uma decisão de compra informada. 

No entanto, as classificações são baseadas em resultados de testes obtidos em condições muito específicas. Como resultado, é possível interpretar mal os dados comparativos no que se refere especificamente aos seus hábitos de condução, condições, etc.

UTQG designa os níveis de desempenho comparativos de um pneu com base em testes especificados pelo governo.

Fabricantes de pneus e proprietários de marcas são obrigados a classificar pneus regulares e para todas as estações em três categorias: Treadwear, Tração e Temperatura.

TRAÇÃO AA, A, B, C

O grau de tração é baseado em testes de derrapagem de um pneu em superfícies de concreto e asfalto especificadas pelo governo. 

O grau de tração é baseado em um teste de tração em frenagem em piso molhado direto e não inclui um teste de tração em curvas.

As letras comparativas de classificação do pneu, AA, A, B e C (AA sendo a mais alta e C sendo a mais baixa) representam a capacidade do pneu de parar o veículo em pavimento molhado sob as condições de teste controladas. As capacidades de tração no gelo e na neve não são testadas.

AVISO:

O grau de tração atribuído é baseado no teste de tração de frenagem (em frente) e não inclui tração em curvas (viradas).